O que é um campo magnético?

campo magnético é uma região do espaço onde as cargas elétricas em movimento são sujeitas à ação de uma força magnética, capaz de alterar as suas trajetórias. O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os eletrões.

Influência do campo magnético no nosso planeta:

O campo magnético da Terra tem origem na rotação do núcleo terrestre, que acontece com velocidade diferente da crosta do planeta. O núcleo terrestre é formado por uma grande quantidade de metais que apresentam uma grande quantidade de cargas elétricas, é a movimentação dessas cargas que dá origem ao campo magnético da Terra.

campo magnético funciona como uma espécie de escudo para os gases atmosféricos, se não fosse por ele, a atmosfera terrestre seria varrida pela grande quantidade de partículas que é emitida pelo sol a todo instante.

Curiosidade: O campo magnético da Terra desempenhou um papel de grande importância nas navegações, quando se utilizava a bússola como o principal instrumento de navegação. Além disso, diversos animais são capazes de reproduzir rotas migratórias graças à sua capacidade de perceber a orientação do campo magnético da Terra.

O que é um campo Elétrico?

Campo elétrico é definido como a força elétrica por unidade de carga.A direção do campo elétrico define a direção da força elétrica que surge entre duas cargas. Além disso, o campo elétrico é radial e pode apontar tanto para dentro (centrípeto) quanto para fora da carga (centrifuga), para as cargas de sinal negativo e positivo, respetivamente.

Toda carga elétrica é capaz de influenciar o meio ao redor através do seu campo elétrico. Quando uma carga elétrica é colocada em uma região próxima de outra carga, os seus campos elétricos somam se vectorialmente.

Relação entre o campo elétrico e campo magnético:

Os campos elétricos e magnéticos estão relacionados, como mostrou o físico e matemático inglês James Clerk Maxwell (1831-1879). Em 1864, Maxwell unificou os fenômenos elétricos e magnéticos, mostrando que a luz tratava-se de uma onda e que era produzida pela oscilação de campos elétricos e magnéticos.

De acordo com os seus cálculos, Maxwell descobriu que a variação de um campo elétrico dava origem a um campo magnético, do mesmo modo que ela era capaz de produzir um campo elétrico dinâmico. A conclusão de Maxwell foi que, juntos, esses campos vetoriais davam origem às ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as ondas de rádio, o raio x etc.